Publicado por: gammaraba | maio 26, 2016

Fórum de Cultura Solidária da Região Carajás 2009

figura20_RedeCarajás figura21- Cultura Solidára Parauapebas-PA figura22_atividade comunitaria (celebracao)

Fórum de Cultura Solidária da Região Carajás, que foi realizado de 22 a 26 de setembro de 2009, no Estado do Pará, nos municípios de Parauapebas, Eldorado dos Carajás, Marabá, Curionópolis, Rondon do Pará, Nova Ipixuna e Serra Pelada.

              Inspirado no Fórum da Cultura Solidária que acontece na Villa El Salvador, na periferia da cidade de Lima, Peru, o evento aconteceu no sudeste paraense na região de integração Carajás, reunindo aproximadamente 3.000 pessoas, superando a expectativa inicial de público direto. Participaram do evento: artistas, educadores, associações comunitárias, intelectuais, grupos e produtores culturais, estudantes, crianças e jovens, que durante uma semana se envolveram em uma vasta programação composta por seminários, oficinas, apresentações artísticas, cortejo cultural e cursos de formação artística nas comunidades.

O primeiro Fórum da Cultura Solidária da Região Carajás, teve como polos de atuação, às cidades de Parauapebas (dias 22 e 23); Eldorado dos Carajás (dia 24); e Marabá (25 e 26), onde foram realizadas ações de valorização de sua diversidade cultural, fortalecendo as organizações sociais e culturais da região Carajás e a rede de pontos de cultura do Pará, fomentando a Rede Carajás de Cooperação Cultural animada pelo ponto de cultura GAM. Além disso, o evento contribuiu no engajamento de artistas, educadores, lideranças comunitárias, grupos, iniciativas culturais e Pontos de Cultura na construção do Congresso Mundial Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes por Transformação! Previsto para ser realizado em julho de 2010, em Belém do Pará.

         Durante a articulação e planejamento do evento, outra iniciativa se integraram as ações, através de atividades auto-sugestionadas desenvolvidas por entidades e produtores culturais nos municípios de Curionópolis e Serra Pelada (24); Rondon do Para e Nova Ipixuna (26), atividades estas que tiveram como objetivo o fortalecimento das redes colaborativas da região.

          Tendo sido proposto pelo Galpão de Artes de Marabá por meio da Associação dos Artistas Plásticos de Marabá, o fórum firmou um processo de valorização da construção e realização de eventos em rede de cooperação contanto com a participação do Instituto Transformance (RS); Rede Brasileira de Arteducadores (SP); empresa Tallentus Amazônia (PA); Pontos de Cultura do Pará; Companhia kiwi (SP); Grupo Vichama (PERU), Associação Internacional de Drama Teatro e Educação – IDEA; dentre outros, que fomentaram um processo de desenvolvimento cultural por meio da integração regional.

PROJETO

Botão-Download-1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: