Publicado por: gammaraba | maio 4, 2012

São domingos recebe laboratório de cultura digital

Parte dos Participantes do Laboratório de cultura digital em São Domingos

              Com objetivo de estimular a produção artística regional, o Galpão de Artes de Marabá (GAM) e Associação dos Artistas Plásticos de Marabá (ARMA), realizaram na última semana no Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da cidade de São Domingos o 2º Laboratório de Cultura Digital da Região Carajás. A ação que contou com o apoio da Prefeitura de São Domingos e patrocínio do programa “Cultura Viva” do Ministério da Cultura, é fruto do projeto “Gam em Rede” que vem promovendo a realização de oficinas de capacitação voltadas para os municípios que possuem Pontos de Cultura na região.

Nesta 2º etapa o laboratório beneficiou jovens, artistas e produtores culturais que frequentam o Ponto de Cultura “Memória da Guerrilha do Araguaia” e o CVT, entidades que vem promovendo a preservação da memória e a inclusão digital no município. Durante o laboratório os alunos participaram de oficinas de fotografia e audiovisual, onde aprenderam técnicas básicas que irão auxiliar no registro das manifestações artísticas e culturais do da cidade.

“O laboratório foi muito produtivo e importante pois aprendi novos conceitos e técnicas que irão me auxiliar no registro do dia a dia da minha comunidade, contribuindo assim com a preservação da memória da cultura regional”, explica a jovem Jamille Miranda. Como resultado das oficinas foi produzido um documentário de 05 minutos sobre a atuação do centro de tecnologia no município, além de uma exposição fotográfica que irá trazer um novo olhar sobre o cotidiano da cidade de São Domingos.

“O Gam e a Arma com a realização dos laboratórios cumprem o seu papel de estimular e incentivar a capacitação artística e a democratização do acesso à inclusão digital. Espero que as oficinas possam contribuir com o fortalecimento do registro da cultura, preservando-a para as futuras gerações”, afirma Edmilson Gomes presidente da Arma.

“O CVT esta de portas abertas para projetos e instituições que queiram desenvolver cursos que tenham como objetivo a capacitação profissional dos jovens do município. Esse ano centenas de alunos já foram inseridos mo mercado de trabalho através das oficinas e atividades promovida pelo centro de tecnologia” explica Uideglan dos Santos um dos coordenadores da instituição. O 3º Laboratório de Cultura Digital será realizado no próximo semestre na cidade de Parauapebas e direcionado para os membros e colaboradores do Ponto de Cultura Fazendo um Amanhã Melhor (FAM).

Ederson Oliveira/Jornalista Profissional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: