Publicado por: gammaraba | março 9, 2012

Exposição Permanente de Tereza Bandeira no GAM

Tereza Bandeira é referência regional

O Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá (GAM) homenageou na última semana a Artista Plástica Tereza Bandeira com uma exposição permanente na galeria de artes da instituição. A artista que completou recentemente 01 ano de falecimento é uma das referências das artes visuais na região. Autodidata Tereza chamou atenção dos grandes críticos de artes brasileiros por utilizar em suas obras literatura, poesia, artes visuais, dentre outros elementos que eram encontrados no seu dia a dia.

 A sua produção artística revela o olhar expressivo e feminino capaz de transmitir através de suas obras uma linguagem mística que se manifesta em seus traços, cores e formas que através de um dialogo infantil e perspicaz revela suas razões e emoções. “A simbologia presente nas formas do Trabalho da artista esta cuidadosamente sobreposta com detalhes recheados de objetos e utensílios que um dia fizeram parte do seu cotidiano, são recortes da sua memória. Tereza nos deixa a certeza de que em sua Bandeira fez surgir à gentileza de transformar em Arte a Vida”, explica a Arte Educadora Patrícia Holanda.

O que mais chama atenção na construção dos trabalhos da artista são os objetos que ela utilizou como isqueiros, correntes e cédulas de dinheiro antigas que embalam a construção de criativos mosaicos, repleto de citações e provérbios populares e bíblicos que carregam a riqueza da cultura amazônica. “Tereza nos deixou há um ano, mais antes de partir deixou o GAM como fiel depositário de todo seu acervo com dezenas de obras que vão de pinturas, quadros e instalações artísticas, a seus diários que estão repletos de poesias e contos.

Essa exposição permanente tem como objetivo homenagear essa grande artista que tanto contribui para o cenário cultural marabaense”, afirma Antonio Botelho um dos diretores do Galpão de Artes.

Serviço: A Exposição permanente da artista Tereza Bandeira pode ser visitada no Gam em horário comercial de 8h ás 18h na Travessa Carlos Leitão nº 381 Marabá Pioneira. Contato: 3321-2355.

Ederson Oliveira – Jornalista Profissional/DRT 1755-PA

Anúncios

Responses

  1. Merecidas homenagens. Tereza foi sem dúvida uma artista incomum. Conhece-la foi um prazer enorme.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: