Publicado por: gammaraba | fevereiro 16, 2012

Laboratório de Cultura Digital

Indigenas foram público alvo

Com objetivo de promover e estimular a cultura digital, o Galpão de Artes de Marabá (GAM) realizou na última semana em sua sede, o 1º Laboratório de Cultura Digital direcionado para os jovens da Comunidade Indígena Xikrin do Kateté. A ação fruto do projeto “Gam em Rede” e que conta com o patrocínio do programa “Cultura Viva” do Ministério da Cultura, tem como objetivo realizar oficinas de capacitação voltadas para os Pontos de Cultura da Região Carajás.

Nesta 1º etapa do projeto as oficinas beneficiaram os jovens do Ponto de Cultura “Aldeia Digital” que fica localizada na zona rural do município de Parauapebas e que vem desenvolvendo diversas ações em prol da preservação da memória cultural de sua comunidade. 

Durante o laboratório os jovens indígenas participaram de oficinas de fotografia, audiovisual, redes sociais e web 2.0, onde aprenderam técnicas que irão auxiliar em suas atividades de registro na aldeia.  “Vir até Marabá e participar dessa capacitação, foi muito importante para o ponto de cultura da minha comunidade, pois aprendi novas técnicas e conceitos que irei utilizar no dia a dia na aldeia”, explica o jovem indígena Tepore Xikrin.

Como resultado das oficinas foi produzido um documentário de 10 minutos sobre a aldeia xikrin do kateté que mostra os seus rituais e festas, além de uma exposição fotográfica que traz o olhar indígena sobre o cotidiano da Velha Marabá. “Com essas atividades o Gam cumpre o seu papel de estimular e incentivar a capacitação artística regional. Espero que as oficinas ministradas para os indígenas possam contribuir com o fortalecimento do registro de sua cultura, preservando-a para as futuras gerações”, afirma Antonio Botelho um dos diretores da instituição. O 2º Laboratório de Cultura Digital será realizado no mês de Março na cidade de São Domingos e direcionado para os membros e colaboradores do Ponto de Cultura “Memória da Guerrilha do Araguaia”.

Ederson Oliveira/ Jornalista responsável  DRT 1755-PA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: