Publicado por: gammaraba | janeiro 31, 2012

Um dos maiores críticos de arte do país visita marabá

Roda de artistas no gam

Há muitos anos Marabá é considerada uma das capitais das artes visuais na região Norte. Reconhecimento este fruto de dedicação da classe artística e de instituições culturais, que mesmo sem apoio e com poucos recursos são premiados constantemente pelas grandes entidades artísticas do país. Devido a este trabalho em prol da valorização da cultura regional, desembarcou em Marabá na última sexta-feira 27 de janeiro, um dos mais importantes críticos de arte nacional o Jornalista e Sociólogo Laymert Garcia.

Laymert possui vasta experiência em arte contemporânea, sendo hoje um dos críticos de arte mais capacitados do território brasileiro, o mesmo e professor titular do curso de sociologia da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, com Doutorado pela Oxford University, o critico também já foi um dos diretores da importante Fundação Bienal de São Paulo. “Sua visita á Marabá foi impulsionado por um dos mais importantes prêmios das artes visuais brasileira, o “Marco Antonio Villaça” onde fui selecionado em 2011”, explica o artista marabaense Marcone Moreira.

Laymert foi convidado pela organização do prêmio para acompanhar o trabalho do artista marabaense, conhecendo assim o seu processo de pesquisa, suas influências e a cultura regional em que esta inserido. Em sua passagem por Marabá o critico ficou surpreso com a produção artística local e com o belo trabalho realizado pelos espaços culturais do município como o Galpão de Artes de Marabá (GAM), Galeria de Artes Vitória Barros e Fundação Casa da Cultura (FCCM). Ele também participou de uma roda de artistas realizadas no Gam, onde na ocasião dialogou sobre a produção da arte contemporânea no país em especial na região amazônica.   

Laymert Garcia um dos maiores criticos de artes brasileiro rearfimou que a cultura marabaense esta em alta no cenario nacional

“Até a pouco tempo os críticos de arte brasileiros só valorizavam a produção cultural do eixo Rio/São Paulo, no entanto este cenário agora é outro e a produção artística considerada mais popular a do interior do país, em especial da Amazônia vem despertando muito interesse. Hoje a Amazônia ta no mapa da cultura internacional, principalmente devido à grande riqueza e sabedoria de seu povo, que através de trabalhos de artistas como Marcone Moreira mostram um pouco dessa grande diversidade cultural”, explica Laymert. “Fico muito feliz quando escuto de uma personalidade como o Laymert, de como a nossa riqueza artística e cultural esta sendo muito valorizada a nível nacional e internacional, isso concerteza eleva a nossa auto-estima”, afirma a Historiadora Ana Maria Martins.

Dentre os trabalhos dos artistas marabaenses Laymert apreciou muito da produção de Antonio Botelho, Ezita Machado, Tereza Bandeira, Vitória Barros, Gabriel dos Reis, Edmilson Gomes, dentre outros, que há anos vem promovendo positivamente o nome de Marabá para todo país. “A produção artística marabaense e muito consistente e possui grandes valores que precisam ser mais valorizados principalmente aqui na terra em que moram. Como sociólogo já conhecia Marabá devido as suas mazelas sociais, mais nos últimos anos a imagem da região mudou muito e hoje o município e visto como berço das artes visuais na região amazônica”, afirma Laymert.

“A vinda de Laymert a Marabá só vem fortalecer o trabalho que realizamos em prol da valorização da produção artística regional, é um sinal que estamos no caminho certo”, ressalta Ieda Barros responsável pela Galeria de Artes Vitória Barros. “O artista marabaense valoriza muito as matrizes culturais da região, proporcionando uma universalidade da sua produção artística, alcançando com isso outras camadas de diálogos de interações estéticas, despertando um novo olhar sobre a produção artística amazônica”, afirma Antonio Botelho representante das artes visuais paraense, junto a Fundação Nacional das Artes.

Ederson Oliveira – Jornalista Profissional – DRT 1755/PA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: