Publicado por: gammaraba | janeiro 13, 2012

Ministério da cultura quer triplicar livros lidos por cidadãos em todo país

Roda de Mémoria do Livro/Catálogo do Prêmio Asas depois de publicado será distribuido para bibliotecas de todo País

No último sábado dia 07 de janeiro foi comemorado em todo país o Dia Nacional do Leitor. A data foi lembrada pelo Ministério da Cultura – MinC, com o lançamento de um plano ambicioso que pretende estimular cada cidadão a ler, pelo menos, quatro livros por ano que não sejam títulos de exigência escolar.

Hoje, a média anual de leitura é de 1,3 livro por pessoa, segundo o Instituto Pró-Livro. Para executar esta transformação, o MinC tem diversas ações em execução como a modernização de bibliotecas públicas, agentes de leitura, pontos de leitura, proler, além do barateamento do preço do livro.

Em Marabá o ministério através da Fundação Biblioteca Nacional – FBN vem desenvolvendo diversos projetos e ações em parceria com inúmeras entidades dentre elas se destacam o Ponto de leitura do Galpão de Artes de Marabá – GAM que possui uma biblioteca exclusiva na área de artes e que vem promovendo o acesso ao livro e leitura na região.

 “A leitura é extremamente importante, não apenas por ser fundamental em nossa formação intelectual, mas também por permitir a todos a entrada em um mundo diferente, cheio de sonhos e idéias”, explica Antonio Botelho responsável pelo ponto de leitura no gam.

O Ponto de Leitura do Gam, surgiu artavés de parceria firmada com a Biblioteca Nacional que disponibilizou para instituição através de uma seleção pública de projeto equipamentos e livros para o Projeto Biblioteca das Artes que vem sendo desenvolvido pela iniciativa.

Até o final do Ano, o Ponto de Leitura do GAM ira públicar um catálogo que ira narrar a história da instituição e que será distribuido para bibliotecas de todo país.

Ederson Oliveira – Jornalista Profissional – DRT 1755/PA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: