Publicado por: gammaraba | janeiro 13, 2012

Galpão de artes ira fomentar cultura digital na região carajás

Oficinas de cultura digital serão realizadas pelo projeto na região

Estimular a cultura digital na região Carajás, é o que pretende o Ponto de Cultura GAM – Galpão de Artes de Marabá, através projeto “Gam em Rede”, aprovado pelo Ministério da Cultura e que tem como objetivo realizar cursos e oficinas de capacitação que utilizem as novas tecnologias. O projeto que será realizado este ano nos Municípios de Parauapebas, São Domingos e Marabá, irá capacitar os produtores culturais que frequentam os Pontos de Cultura da região, através de jornadas de cultura digital com oficinas de fotografia, audiovisual, artes gráficas e softwares livres.

A ação foi à única premiada no estado do Pará pelo Ministério da Cultura na categoria regional do edital de seleção da Secretaria Nacional de Cidadania Cultural, que premiou 40 ações em todo país focados na pesquisa, registro, preservação e valorização da diversidade cultural expressa nas diversas linguagens artísticas e tecnológicas.

“Nosso principal intuito e disseminar a cultura digital em toda região, mostrando as ferramentas tecnológicas que podem ser utilizadas para a promoção e circulação da cultural regional”, explica Antonio Botelho um dos coordenadores do projeto. Botelho ainda ressaltou que o projeto além de atender a classe artista local, também será realizado na comunidade indígena Xikrin do Kateté, localizada na zona rural de Parauapebas através da parceria com o Ponto de Cultura Aldeia Digital.

Cultura Digital São ações que se apropriam da comunicação e das ferramentas multimídias e tecnológicas através dos softwares livres, para promover as manifestações artísticas e culturais, contribuindo assim para a geração de conhecimento e troca de experiência entre os artistas, produtores culturais e sociedade.

Ederson Oliveira/Jornalista Profissional – DRT 1755/PA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: