Publicado por: gammaraba | outubro 19, 2011

Ponto de Leitura do GAM Estimula Cadastro de Bibliotecas

O cadastro poderá impulsinoar atividades de leitura para jovens na região

O Galpão de Artes de Marabá – GAM, através do Ponto de Leitura Biblioteca das Artes localizado na instituição, esta estimulando entidades que possui espaços de leitura a fazerem parte do Cadastro Nacional de Bibliotecas. O cadastro é coordenado pelo Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), projeto realizado em conjunto com o Sistema Nacional de Informação e Indicadores Culturais (SNIIC).

O objetivo do cadastro é mapear, de maneira abrangente, todas as bibliotecas existentes no país, sejam elas públicas, comunitárias, escolares, universitárias, ou especializadas, levantando dados sobre a relação institucional, público, acervo, serviços, infra-estrutura e gestão. O novo cadastramento, que poderá ser feito online, estará aberto para consulta de cidadãos, instituições públicas ou privadas, e, principalmente, para governos municipais e estaduais.

O SNBP oferecerá informações atualizadas para o desenvolvimento de políticas locais de acesso à leitura e à informação e terá um importante papel na construção de redes locais de bibliotecas.

Melhoria da Gestão

“Uma vez cadastrada, a biblioteca disponibiliza todos os dados online. O cidadão poderá saber qual é a biblioteca pública mais próxima da sua casa, seu horário de funcionamento e os serviços que ela oferece”, explica Antonio Botelho um dos diretores do GAM. Ainda de acordo com Botelho, por meio da consulta ao cadastro, os governos municipais podem mapear os equipamentos culturais com o objetivo de nortear seus investimentos no setor, sendo sem dúvida um importante sistema público de gestão da cultura.

“Vamos articular toda nossa rede de cooperação cultural, principalmente as entidades que trabalham com estímulo a leitura, é importante que todos participem desse cadastramento online, pois é através dele que políticas públicas para o setor do livro e a leitura serão implantadas em todo país”, afirma Deíze Botelho uma das Diretoras do GAM.

Serviço: As instituições interessadas em se cadastrarem no Sistema Nacional de Bibliotecas, podem fazer através do site: www.bn.br

Jornalista Responsável – Ederson Oliveira DRT 1755

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: