Publicado por: gammaraba | outubro 19, 2011

Ponto de Cultura Estimula participação no Plano Nacional de Cultura

Classe Artistica Local é mobilizada pelo GAM

O Ponto de Cultura GAM – Galpão de Artes de Marabá, esta mobilizando a classe artística marabaense, para participarem da consulta pública realizada pelo Ministério da Cultura que irá definir as metas para o Plano Nacional de Cultura (PNC). A consulta pública que será feita pela internet, irá receber sugestões e propostas para o Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343/2010. 

O objetivo da consulta é  receber contribuições da sociedade civil e de gestores públicos para o processo de construção das metas que nortearão as políticas públicas no campo cultural, no período de dez anos de vigência do PNC.

“É muito importante que toda classe artística marabaense, contribua enviando propostas e sugestões que valorizem principalmente a cultura amazônica. Estamos entrando em contato com toda nossa rede de cooperação cultural e estimulando-os a participarem da construção desse plano que irá ser fundamental para o crescimento da cultura brasileira”, afirma Deíze Botelho diretora do GAM.   

Logo após o período da consulta pública, que ficara aberta até o dia 20 de Outubro, representantes do MinC e do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) – órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura, se reunirão para a consolidação final das metas, as quais serão publicadas em dezembro próximo. O PNC visa ao fortalecimento institucional e à definição de políticas públicas que assegurem o direito constitucional à cultura, a proteção e a promoção do patrimônio e da diversidade étnica, artística e cultural.

Além disso o plano visa a ampliação do acesso à produção e a fruição da cultura em todo o território, a inserção da cultura em modelos sustentáveis de desenvolvimento socioeconômico, o estabelecimento de um sistema público e participativo de gestão, bem como o acompanhamento e a avaliação das políticas culturais.

Serviço: O envio de propostas para o Plano Nacional de Cultura pode ser feito através do site: www.pnc.culturadigital.br

Jornalista Responsável – Ederson Oliveira – DRT 1755/PA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: