Publicado por: gammaraba | agosto 25, 2011

Bordados viram obras de arte na galeria Vitória barros

Creusa Salame Transforma retalhos em obras de artes

Retalhos de panos coloridos, bem bordados e alinhavados dão novas formas a mantas, tapetes e toalhas que viraram obras de artes na mão da hábil artesã colaboradora do Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá, Creusa Salame que abriu na última semana a exposição “Lugar de Flores” na Galeria de Artes Vitória Barros. A exposição faz parte do Projeto “Coletiva de Verão” que abriu os salões de exposição da galeria para a disseminação da produção artística marabaense.

Creuza como é conhecida no meio artístico sobrepõem os tecidos como quem brinca com tintas numa tela, é como se ela estivesse  contando histórias de vida ao escolher as cores e juntando os retalhos, transformando-as em peças únicas. A artista que já perdeu a conta das inúmeras exposições realizadas, já levou seu trabalho para grandes salões de artes na região e expôs em grandes museus como o do estado em Belém.

Retalhos se transformar em arte na galeria vitória Barros

“Sempre fico feliz em mostrar meu trabalho para o público marabaense, principalmente mostrando a arte da costura que já trabalho há vários anos. Adoro bordar e costurar é uma terapia na minha vida”, afirma a artista Creusa Salame. Para Ieda Barros a exposição da artista Creusa Salame, é uma das três exposições que fazem parte do projeto “Coletiva de Verão” que foi pensado para promover os trabalhos dos artistas locais. A outras exposições que fazem parte da coletiva são “Amigos do Peito e Soltando Pipas.

Toalhas e Colchas viram arte na mão de Creusa Salame

   

Curiosidade

Recriar a partir de retalhos, com elaboração e beleza, é mais que uma técnica de costura, é uma filosofia que cada vez vem sendo mais popularizada com o nome de Patchwork (palavra inglesa). Uma das versões históricas é que a técnica de retalhos surgiu no Oriente Médio e foi trazida para o Ocidente pelos colonizadores ingleses. A marca registrada do patchwork é o quilt, um alinhavo aparente que perpassa todo o trabalho. A colcha de retalhos da vovó foi durante muito tempo a principal referência do patchwork no Brasil. Hoje esses são trabalhos que mostram as paisagens, a natureza e o folclore do nosso país.

Serviço: A exposição “Lugar de Flores” do projeto Coletiva de verão ficara aberta para visitação até o dia 30 de setembro na Galeria Vitória Barros que fica localizada Av. Itacaiúnas, nº1519 Novo Horizonte. Contato: 3324- 1258.  

Jornalista Responsável/Ederson Oliveira

 

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 291 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: