Publicado por: gammaraba | julho 19, 2011

O Griô João Brasil lança 11º livro aos 85 anos

Mestre da Cultura Popular João Brasil

 

Exemplo de vida e de amor a literatura regional, este é João Brasil Monteiro que aos 85 anos de idade, lançou no último sábado 16 de julho na sede da Maçonaria na Marabá Pioneira, o seu 11º livro intitulado “A morte é, ou não a última palavra?”. Em 2009 através de projeto feito pelo Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá – GAM, o escritor foi reconhecido nacionalmente como Mestre da Cultura Popular Brasileira, através do projeto Ação Griô, que tem como objetivo repassar a tradição oral brasileira para as futuras gerações.      

O coquetel de lançamento do livro reuniu escritores, poetas, artistas, intelectuais, familiares, autoridades e representantes religiosos, que prestigiaram a nova obra do escritor que pela primeira vez se aventura em uma literatura mais filosófica e introspectiva, abordando um tema que para muitos é visto como tabu.

A obra que contêm 175 páginas e que contou com apoio cultural da Secretaria Municipal de Educação, traz como reflexão central para o leitor, o legado que cada ser humano deixa durante sua passagem pela vida terrena, onde de acordo com o escritor a morte na verdade é a primeira palavra de muitas que durante a vida são deixadas como impressões.

João Brasil ao lado de escritores

De acordo com João Brasil para abordar um tema tão profundo foi preciso fazer um resgate histórico das religiões pelo mundo e a nível regional contando histórias sobre as primeiras igrejas e religiões que se instalaram no município. Como grande historiador que é o escritor ainda ressaltou que aproveitou algumas páginas do livro para narrar momentos importantes da história de Marabá e região, contanto causos políticos, culturais e históricos como sua lembrança em ter participado aos 10 anos de idade do lançamento da pedra fundamental de construção do Palacete Augusto dias na Marabá Pioneira.

“Um exemplo de cidadão que contribui há décadas com o resgate da memória regional, estimulando a cada dia com lançamento de novos livros, a nova safra de escritores marabaenses, mostrando que a idade não impede sua produção e dedicação ao seu trabalho” afirma o jovem escritor e poeta Airton de Marabá. “É um exemplo que deve ser seguido pela juventude atual, sendo sem dúvida um dos doutores do conhecimento popular da nossa região, contribuindo a cada dia com lançamentos de novas obras, que tem como principal objetivo resgatar fatos e histórias que fazem parte de nossas vidas”, afirma a professora Magda Alves.

João Brasil em noite de autográfos

De acordo com a presidente da Academia de Letras do Sul e Sudeste paraense Vânia Andrade, “Ter João Brasileiro como presidente de honra e um dos fundadores da academia na região, é um orgulho muito grande que a cada momento cresce devido ao seu empenho e dedicação em promover o livro e a leitura em nossa região”.

 Ederson Oliveira/Jornalista Responsável – Drt 1755/PA

Anúncios

Responses

  1. É sem dúvida um legado para o povo marabaense e de todos os paraenses…Meu nome é Rosa Galvão de Araujo,sou pedagoga,moro em Tucuruí no Pará,conheço o escritor João Brasil,desde que foi prefeito em Itupiranga,cidade que me viu ainda criança,correndo pelas ruas e vielas e tomar banho no rio e nas praias…Mas o que me chama a atenção é ver uma pessoa que conheço tão de perto e que desperta muitas lembranças de infância e algumas que trazem o desejo de conhecer sua esposa e filhos pois considero a todos pessoas da família…Sou fâ de todos,mesmo conhecendo somente o ESCRITOR,orgulho paraense.Um grande abraço e espero notícias mais recentes…

  2. ADMIRO MUITO A SUA PESSOA. SEMPRE QUE VEJO ME LEMBRO O QUANTO JA CONTRIBUIU NAO SO POR MARABA MAS TAMBEM POR ITUPIRANGA, POIS VIM PARA AO PARÁ AOS 4 ANOS E FUI CRIADA ESPECIALMENTE EM CAJAZEIRAS,

  3. poracaso ele mora em Marabá

  4. Meu vo joao brasil ficp muito e um grande homem nao o conheso pesoalmenti mas amo vc mesmo asim


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: