Publicado por: gammaraba | julho 15, 2011

Mestre Botelho falece aos 90 anos

Um dos maiores incentivadores da cultura marabaense, o mestre Antonio Nunes Botelho faleceu na última sexta feira 08 de Julho ao lado de amigos e familiares aos 90 anos de idade. Natural de Balsas (MA), Botelho era mais um dos tantos forasteiros que se encantou por Marabá e adotou a cidade como sua terra. Aqui chegando, em 1937, ele foi trabalhar na sua profissão de serralheiro, mas foi atuante em várias áreas, como na política, ganhou destaque tendo sido vereador por dois mandatos e presidente da Câmara Municipal e também um dos artífices do Estádio Zinho Oliveira.

Nos anos 90 estimulado pelo desejo de seus filhos em transformar o antigo galpão onde trabalhava como serralheiro, mestre Botelho cedeu o espaço para os movimentos culturais do município onde ali surgiram associações de músicos, artistas plásticos, fotógrafos e principalmente o Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá – GAM, que hoje administra o espaço que se tornou referencia sócio cultural na região amazônica. Em 2009 Antonio Botelho foi Homenageado pelo Ministério da Cultura com o Titulo Nacional de Mestre da Cultura Popular Brasileira através da Ação Griô devido ao seu conhecimento sobre a tradição oral da região amazônica.

Antônio Botelho foi casado com Odília Botelho e depois de viúvo casou-se novamente com Maria Eunice Almeida Botelho, companheira por 48 anos e até o final de sua vida. Ele é pai de: Fabiano, Olinda, Rosa, Odilon, José Odilar, Antônio Filho, Denice, Deize, Rosângela, Ronaldo, Renato Botelho, Marinilda Coelho (por criação), mais Amarildo Coelho e Osmar Coelho.

Ederson Oliveira/Jornalista Profissional – DRT 1755/PA

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: