Publicado por: gammaraba | julho 15, 2011

Classe artística regional se mobiliza a favor do estado de Carajás

Com objetivo de articular a favor da criação do estado de Carajás. A classe artística marabaense decidiu na última semana durante reunião das rodas de memória que estão acontecendo no Galpão de Artes de Marabá – GAM, realizar inúmeras manifestações artísticas e culturais em prol da criação do novo estado. A decisão coletiva que foi acordada através da participação de artistas de diversas linguagens, surgiu através da demanda e da necessidade de se discutir qual o papel da cultura nesse processo histórico que esta acontecendo em nossa região.

De acordo com a categoria como em outros setores da sociedade a cultura da região Carajás há muitos anos vem sendo deixada de lado pelo poder público estadual. Em um exemplo mais recente o Instituto de Artes do Pará – IAP disponibilizou 20 bolsas de ajuda financeira para artistas de todo estado. Alegres com a iniciativa dezenas de artistas da região Carajás enviaram projetos, quando o resultado foi divulgado veio a revolta com apenas 01 projeto selecionado no interior do estado para a cidade de Santarém, sendo que o restante foi para grande Belém.

De acordo com Deíze Botelho diretora do GAM, a classe artística regional irá se articular através de manifestações artísticas e culturais a favor da criação do estado de Carajás, que irá propiciar consideravelmente que inúmeros projetos culturais saiam do papel trazendo qualidade de vida para toda sociedade.  Segundo Marcio Holanda presidente do Lions Clube Melvin Jhones, queremos que esse novo estado que esta sendo criado nasça com bases solidas sendo reconhecido nacionalmente não  através da violência como é hoje o Pará, mais através da valorização da  arte, cultura, sustentabilidade, promoção social e preservação do meio ambiente.

Ederson Oliveira/Jornalista Responsável  DRT 1755/PA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: