Publicado por: gammaraba | fevereiro 7, 2011

Cine gam exibe a magia do carimbó

Cena do filme o Balé de Damiana

Difundir e promover a cultura regional do estado do Pará, é com esse objetivo que o Pontão de Cultura GAM – Galpão de Artes de Marabá, irá exibir hoje a partir das 19 horas na sala Hiran Bichara o curta metragem “O Grande Balé de Damiana”. O filme que foi produzido na cidade de Santarém Novo, retrata a história da jovem Damiana, que foi encantada pela magia do carimbó. Conta à lenda que a jovem resolveu contra a vontade de seus pais, dançar na festa de São Benedito típica da região, ignorando a secular tradição que proíbe a participação de jovens no festejo.

Ao quebrar essa regra, Damiana foi sozinha escondida para o festejo, é lá começou a dançar o carimbó, quando de repente se sentiu mal e cai morta no meio do salão, sendo assim amaldiçoada. Anos depois próximo ao dia da festa, Damiana começou a ser vista a noite pelos habitantes da comunidade em seu eterno balé de carimbó, ficando assim para sempre no imaginário dos moradores da cidade.

O curta metragem faz parte do projeto “Revelando os Brasis”, promovido pela Ministério da Cultura, que tem por objetivo promover a inclusão e a formação do audiovisual, contribuindo assim para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do País. De acordo com Antonio Botelho responsável pelo cineclube, a exibição de filmes na sala Hiran Bichara, tem como principal objetivo de contribuir para a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual e a formação de platéias criticas sobre a produção cinematográfica brasileira.

Jornalista Responsável /Ederson Oliveira – DRT 1755/PA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: