Publicado por: gammaraba | setembro 24, 2010

Noite Cultural no GAM

O Galpão de Artes de Marabá – GAM e a empresa cultural marabaense Tallentus Amazônia, lançaram na última semana os novos projetos que serão desenvolvidos pelas instituições neste semestre, e que tem como objetivo a valorização da cultura regional.

Com uma vasta programação artística e cultura, que contou com abertura da exposição “Através dos Outros” do artista baiano Irley Leal, e com apresentação musical do Ponto de Cultura Aldeia Digital da comunidade indígena Xikrin do Kateté.

Participaram do evento personalidades do meio artístico e cultural, que acompanharam de perto o lançamento dos projetos “Carajás Visuais”, “Rede Carajás de Cooperação Cultura” e o “Cine Clube Carajás”.

Carajás visuais

Realizado pela empresa cultura marabaense Tallentus Amazônia em parceria com o Galpão de Artes e Associação dos Artistas Plásticos, a ação com a duração de seis meses impulsionará a capacitação de artistas residentes em 12 municípios do sudeste do Pará, promovendo assim o intercâmbio e uma maior visibilidade a produção da linguagem visual na região.

De acordo com Deíze Botelho responsável pelo projeto, o mesmo conta com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE por meio do Programa Rede Nacional de Artes Visuais 7ª edição, que realizará o mapeamento de artistas possibilitando a interação, troca de conhecimento e estímulo a produção e circulação de artistas e obras através de oficinas e exposições.

 

Rede Carajás de Cooperação Cultural

Fortalece e consolida as ações colaborativas do Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá – GAM em prol do desenvolvimento cultural regional, envolvendo iniciativas culturais e Pontos de Cultura dos 12 municípios que compõem a Região de integração Carajás.

De acordo com Antonio Botelho responsável pela iniciativa, as ações de formação, aprimoramento, fomento a produção, circulação e comercialização de produtos artísticos, atendem às demandas das linguagens visuais, audiovisual, literárias, musicais, cênicas, artesanato e arte popular.

Botelho ainda ressalta que o projeto que tem a duração de três anos sob o patrocínio do Ministério da Cultura e do Governo do Estado, estimulará a inclusão digital, integrando cultura, comunicação e uso de novas tecnologia e diálogos sobre gestão cultural, desenvolvimento cultural sustentável e temas transversais.

Hiran Bichara e homenageado com sala de cinema no Gam

Durante a noite o mestre da cultura cinematográfica marabaense Hiran Bichara, foi homenageada com o seu nome dado a salão de projeção de cinema montado na instituição.

A homenagem ao mestre Hiran, é em virtude de seu trabalho pioneiro em prol da disseminação do cinema na região, que através do saudoso “Cine Marrocos”, embalava as emoções do marabaense na grande telona.

A sala de cinema foi conquistada através do projeto “Cine Clube Carajás”, tem como objetivo resgata e democratiza o acesso a cultura cinematográfica incentivando a produção e exibição audiovisual local e regional.

Ederson Oliveira

Jornalista Responsável/DRT1755

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: