Publicado por: gammaraba | agosto 5, 2010

Marabá é destaque no Fórum Mundial das Artes o Idea 2010

Grupo Latinha de Quintal do Cabelo Seco foi um dos grandes destaques do evento.

Celebrar e praticar a diversidade cultural, abraçando as artes como umas das principais ferramentas de transformação social, foi o que fez a comitiva de 60 artistas e arte educadores marabaenses, durante a última semana em Belém no 7º congresso mundial de drama/teatro e educação o IDEA 2010.

 Ao lado de representantes de 70 países de todos os continentes, a classe artística marabaense se destacou durante as atividades desenvolvidas, como debates, conferências e oficinas artísticas que apresentaram uma nova proposta para a educação do século XXI, tendo como pilares as linguagens artísticas e culturais. 

O evento que foi o primeiro a ser realizado na America Latina, contou com a participação ativa da empresa cultural marabaense Tallentus Amazônia que patrocinada pela caixa econômica, organizou na capital o festival internacional de teatro, trazendo companhias teatrais de vários países para participarem do evento.

Durante o evento inúmeras entidades culturais marabaenses mereceram destaque, como os grupos folclóricos de boi bumbá Estrela Dalva e Flor do Campo, que se apresentaram na Fundação Curro Velho, com belas indumentárias e coreografias bem ensaiadas.

Segundo o mestre da cultura popular Zé do Boi do grupo Flor do Campo, “Foi uma enorme alegria participar de um evento desta dimensão, representando o nosso município, e levando positivamente o nome da nossa cidade para todo o mundo.”

Outra instituição que ganhou grande destaque no evento foi o grupo teatral asas da liberdade da biblioteca comunitária Hozana Lopes de Abreu que apresentou em parceria com a ong Viva Verde a peça teatral “criança ecológica” no teatro Waldemar Henrique, conscientizando os espectadores a respeito da preservação da natureza.

A comunidade do bairro Francisco Coelho, também esteve representada no evento, sendo uma das mais aplaudidas na noite cultural que foi realizado na casa da linguagem da fundação curro velho. No espaço cultural da fundação, os moradores da comunidade do bairro, realizaram apresentação musical com o grupo de jovens e adolescentes “Latinha de Quintal” e com o músico popularmente conhecido como Zequinha do cabelo seco, que interpretou diversas canções sobre o município de Marabá.

De acordo com Zequinha, “É uma alegria muito grande mostrar os talentos artísticos e culturais de nossa comunidade em um evento que tem a participação de pessoas de vários continentes.”

A literatura marabaense também teve seu destaque no evento, com o projeto “Café das Letras” do escritor João Brasil, que participou das atividades do congresso mundial no teatro Margarida Schivasappa. Segundo o escritor, difundir a memória e a literatura da região além de suas fronteiras, é um dos seus objetivos e da academia de letras do sul e sudeste paraense a qual representa, contribuindo assim ativamente para o fortalecimento da cultura regional.

Outra entidade que também mereceu grande destaque foi o Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá, que além de articular a ida dos representantes marabaenses para o evento, participou de diversos diálogos culturais com artistas e entidades internacionais, propiciando assim futuras parcerias e levando nome da cultura marabaense além das fronteiras de nosso país.

 Segundo Antonio Botelho representante do Gam, o congresso possibilitou que a classe artística marabaense trocasse experiências com artistas e instituições culturais de vários países, contribuindo assim de forma positiva nos projetos e ações desenvolvidos pela classe em nosso município.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: