Publicado por: gammaraba | junho 30, 2010

Estímulo a Leitura

Leitura de poesias, exposições artísticas, lançamento de livros e encenação teatral, marcaram a realização da 6° edição do Sarau Proler, que homenageou o escritor Abílio Pacheco.

O evento que aconteceu na última sexta-feira 04 de junho no Galpão de Artes de Marabá – GAM, foi promovido pela Casa da Cultura de Marabá e Secretaria Municipal de Educação através da Biblioteca Orlando Lima Lobo.

O Sarau proler, que nesta edição contou com o apoio do Ponto de Cultura Galpão de Artes de Marabá, vem se destacando hoje como um dos maiores eventos de incentivo a leitura na região, estimulando a formação de novos leitores e fazendo do livro uma das grandes ferramentas de inclusão social.

A noite cultural, contou com um grande público, com a presença de escritores, artistas, estudantes e a sociedade em geral, que acompanharam de perto inúmeras atividades artísticas e culturais, como a encenação teatral realizada por jovens da biblioteca comunitária Hozana Lopes do Bairro da liberdade, e com a leitura de poesias do escritor Abílio Pacheco, realizado por jovens das escolas públicas José Cursino e Josineide Tavares.

Segundo Elane Pacheco responsável pela biblioteca municipal, o sarau proler que vem sendo realizado desde o ano passado, têm  contribuindo para o fortalecimento e disseminação do livro e da leitura na região, que pode ser percebido pelo aumento do número de participantes no evento, que a cada edição vem crescendo, promovendo assim o prazer pela leitura.    

Na ocasião do sarau, também foram lançados dois livros dos escritores Ricardo Smith marabaense que escreveu o livro a ‘Casa dos Padres’ que narra um pouco da sua infância e o livro ‘Religare’ do escritor paraense José Amoras que hoje esta  radicado na cidade de Macapá, a publicação narra um pouco da sua experiência de vida.  

De acordo com o escritor Ricardo Smith, eventos como o sarau proler, e de suma importância para a divulgação dos trabalhos realizados pelos escritores regionais, sendo uma ótima oportunidade para o público marabaense, conhecer mais do que vem sendo produzido na área da literatura na região.    

Instalacao do artista marcone moreira no sarau

Durante o sarau também foi aberta uma exposição coletiva dos artistas locais, promovida pela Associação dos Artistas Plásticos de Marabá – ARMA, que reuniu obras da artista Tereza Bandeira e Marcone Moreira.

Segundo a artista plástica Lara Borges, a leitura tem uma ligação muito forte com as artes visuais, e através dela que muitos artistas se expiram para realizar seus trabalhos.

Lara ainda ressalta que realizar uma exposição dentro de um evento literário, só vem a contribuir para a disseminação da cultura e do conhecimento em Marabá.          

Abílio Pacheco  

O homenageado da 6° edição do sarau proler, foi o escritor Abílio Pacheco, professor de literatura brasileira da Universidade Federal do Pará, atualmente residindo em Belém, o escritor já morou durante 20 anos em Marabá, onde contribui para a disseminação do livro e da leitura no município.

Entre as suas principais publicações se destacam o livro de poemas ‘Poemia’ (1998), ‘Mosaico Primevo’ (2008) e ‘Riscos no Barro’ (2009).

Segundo Jairon Barbosa um dos responsáveis pelo sarau, a homenagem ao escritor Abílio Pacheco que não pode estar presente no evento devido a compromissos pessoais, e devido a todo o trabalho que o escritor já realizou e vem promovendo em prol da disseminação da literatura em nosso estado.

Jairon ainda ressalta, que um dos principais objetivos do evento e mostrar para a sociedade as obras literárias dos escritores regionais, promovendo assim a circulação do livro e da leitura na cidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: