Publicado por: gammaraba | maio 14, 2010

Ponto de Cultura Promove Inclusão Digital

Jovem aprende a importancia da cultura digital

Hoje as novas tecnologias são instrumentos para a disseminação da cultura e para a interatividade entre os mais diversos povos. Com o desenvolvimento das máquinas e a democratização da comunicação, as liberdades e formação de redes culturais são postas em primeiro plano.

É nesse cenário que o Galpão de Artes de Marabá iniciou na última semana o projeto Margem Digital, que esta oferecendo gratuitamente oficinas de capacitação na área da informática, audiovisual e artes visuais.

A primeira oficina que vem sendo desenvolvida pelo projeto é a de software livre, que tem como objetivo mostrar para os participantes o sistema operacional Linux, que é uma da melhores opções frente aos softwares proprietários.

“Editar textos, conversar com os amigos no msn, criar planilhas. Tudo isso também é possível através dos softwares livres”. É o que explica o instrutor do curso Everton Barreto, que ressalta que uma das maiores vantagens dos programas livres, é permitir que os usuários adéqüem os softwares de acordo com as suas necessidades, diferentemente dos programas proprietários, onde os fabricantes não possibilitam este acesso.      

 Segundo Antonio Botelho, que é o proponente legal do projeto, o curso de software livre é o primeiro de muitos que serão realizados no infocentro da instituição, alem dele irão acontecer os cursos de artes gráficas, web design, fotografia e audiovisual, todos eles com inscrições abertas e voltadas para jovens de 14 a 20 anos de idade.

O projeto margem digital que é desenvolvido em parceria com a FAPESPA – Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Pará, contribuirá para a produção de mídias colaborativas, no sentido de ampliar a prática de expressão escrita, audiovisual e multimídia da cultura, como ainda produzir relacionamentos e redes sociais. Além disso, o mesmo ira oportunizar que os jovens atendidos pelo projeto, possam disponibilizar gratuitamente suas criações no universo das redes digitais. 

Ederson Oliveira 

Jornalista Responsável – DRT 1755/PA

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: