Publicado por: gammaraba | março 8, 2010

Marabá e Destaque na Teia

Dentre as inúmeras manifestações culturais, que se destacaram durante a “Teia Amazônica”, mais uma vez a classe artística marabaense foi bem representada, através da participação ativa do ponto de cultura GAM – Galpão de Artes de Marabá.

O GAM levou para o encontro vários representantes, sendo a maior delegação do sul e sudeste paraense, demonstrando assim a articulação da instituição, em prol do desenvolvimento cultural do município.

Durante o evento, o galpão apresentou o projeto rede carajás de cooperação cultural, que pretende potencializar e articular os pontos de cultura e entidades culturais da região, através de cursos e oficinas que terão como objetivo o fortalecimento e empoderamento das instituições.

De acordo com Antônio Botelho, um dos diretores do GAM, o encontro propiciou para a instituição, uma maior relação com os novos pontos de cultura do estado do Pará, que hoje somam ao todo aproximadamente 80 pontos. Botelho ainda ressaltou que esta aproximação e de fundamental importância, para a realização de novos projetos, que tem como objetivo fortalecer a rede Carajás de cooperação cultural.   

       

Na ocasião do encontro, o GAM também foi homenageado pela governadora do estado Ana Júlia Carepa, que esteve presente na abertura do evento, e que reconheceu a conquista nacional da instituição, que ganhou recentemente em São Paulo o Prêmio Asas, em virtude do bom desenvolvimento de projetos apoiados pelo ministério da cultura e pelo planejamento de suas ações, que tem como principal objetivo o desenvolvimento e valorização da cultura.  

Ainda durante a teia, o secretário nacional de cidadania cultural, Célio Turino, homenageou os ganhadores do prêmio nacional “Tuxaua”, dentre eles a marabaense Deíze Botelho, diretora do GAM, e que foi selecionada pela sua história de mobilização frente às entidades sócio – culturais no estado do Pará.           

Segundo Deíze, o reconhecimento é fruto da mobilização das entidades culturais marabaenses, que há anos vem desenvolvendo projetos que tem como principal objetivo à melhoria da qualidade de vida da sociedade paraense.

Deíze que representou o GAM na organização da teia, também  ressaltou que o evento propiciou durante os dias de sua realização, uma vasta troca de experiências entre entidades culturais da região amazônica, fortalecendo assim os projetos que serão desenvolvidas pelas entidades em seus estados e municípios.

 Audiovisual

 Dentre a programação artística do evento, o que mais chamou atenção foi à mostra de audiovisual, que reuniu as produções das entidades participantes do encontro, dentre eles às do GAM, que exibiu várias produções marabaenses, dentre as quais se destacou o documentário “Tereza Bandeira”, que narra a vida e a obra dessa grande artista marabaense autodidata, que revela através da literatura e das artes visuais a beleza e a simplicidade da vida.

Outro documentário marabaense que despertou bastante interesse do público foi o “Digitais de Família”, de autoria do artista visual Antonio Botelho, que mostra a relação da tábua de corta carne com o universo feminino.        

Representação

Na realização do evento, aconteceu o fórum estadual paraense de pontos de cultura, que elegeu 12 delegados para as representações regionais de integração, onde o GAM foi eleito por unanimidade como representante da região do Carajás, mostrando assim o bom momento que a classe artística marabaense vive tanto a nível nacional como regional.

O GAM ainda, com objetivo de disseminar ainda mais a cultura na região, durante a realização do encontro, também se consolidou como articulador regional, na realização do “Encontro Internacional de Teatro, Drama e Arte Educação”, que será realizado em Belém no mês de julho, e que ira reunir milhares de artistas e ativistas culturais de todos os continentes. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: