Publicado por: gammaraba | março 3, 2010

GAM CONQUISTA PREMIO ASAS

Premiar as entidades culturais civis sem fins lucrativos, mais bem organizadas do país, foi o que o MINC – Ministério da Cultura realizou no último sábado 27 de fevereiro em São Paulo, com a solenidade de entrega do Prêmio Asas.  

O prêmio concedido a 63 entidades que melhor desenvolveu projetos apoiados pelo ministério no país, dentre elas o ponto de cultura marabaense GAM – Galpão de Artes de Marabá, que foi reconhecido nacionalmente, pela boa gestão administrativa dos  recursos públicos, e pelo planejamento de suas ações, que tem como principal objetivo o desenvolvimento e valorização da cultura regional.

Segundo Célio Turino, secretário nacional de cidadania cultural, a seleção das entidades contempladas foi realizada por uma comissão avaliadora composta por especialistas do ministério da cultura e da sociedade civil na área cultural. O mesmo ainda ressalta que a premiação do GAM, reflete todo o seu histórico de luta em prol do desenvolvimento da cultura paraense, e que o município deve se orgulhar em ter uma das entidades mais bem organizadas e geridas do Brasil.    

GAM

De acordo com Antonio Botelho, um dos diretores do GAM, a premiação e o reconhecimento concedido pelo ministério, e fruto de uma parceria coletiva da classe artística marabaense, que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da entidade, que através da parceria com inúmeras entidades culturais, contribuíram para o desenvolvimento da instituição, dentre as quais destacam-se: Associação dos Artistas Plásticos de Marabá; Associação dos Artesãos; Associação dos Músicos; Tallentus Amazônia; Galeria Vitória Barros e Associação dos Fotógrafos.

Botelho ainda ressalta, que inúmeros movimentos culturais também foram de suma importância para o desenvolvimento não só da instituição mais também da cultura marabaense, que foram: MOJUMAEXTRO – Movimento da juventude marabaense em cristo (1979); MEB – Movimento de educação de base (1979); CAFRE – Canto aberto de marabá (1979); FECAM – Festival da canção em marabá (1981); JUMA – Jovens unidos de marabá (1980) e movimento “cultura marabá hoje” (2002 e 2003).

Segundo a artista plástica Vitória Barros, o reconhecimento nacional do gam, mostra para a sociedade brasileira que na região amazônica, existe entidades culturais competentes no que faz, e que contribuem diretamente para a melhoria da qualidade de vida de toda população. Vitória ainda ressalta, que o povo marabaense deve valorizar cada vez mais as entidades culturais do município, que levam positivamente o nome da cidade para todo país.

Já segundo Deíze Botelho, uma das diretoras do gam, o prêmio asas concedido pelo ministério, representa uma vitória da cultura marabaense, mostrando que o nosso município tem um amplo potencial artístico e cultural, faltando apenas um maior apoio de entidades públicas e privadas para o seu desenvolvimento. 

Marcone Moreira, presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Marabá, argumenta que a nossa região e uma das mais ricas culturalmente do estado, que através dos projetos e ações desenvolvidas pelo gam, e que foram reconhecidas pelo governo federal, só vem a fortalecer o crescimento cultural e o desenvolvimento organizacional das instituições da área.   

De acordo com o músico Xavier de Marabá, que acompanhou o crescimento e o desenvolvimento do GAM, ao longo dos seus 13 anos de existência, a premiação concedida em São Paulo pelo ministério da cultura, vem estimular que as demais entidades culturais da região, possam a se organizar e conseqüentemente desenvolver projetos de sucesso, mostrando assim a identidade cultural do nosso povo.

Segundo Marcio Holanda, ativista cultura e integrante do gam, vale  ressaltar que mais do que as ações, são as atitudes movida por princípios que mais contribuem para a durabilidade e renovação da entidade, que na ultima semana foi reconhecida por sua seriedade, compromisso, ética, responsabilidade, autonomia política, dentre outros fatores, que trazem hoje para a entidade credibilidade e o respeito público da sociedade marabaense.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: