Publicado por: gammaraba | janeiro 22, 2010

Fórum permanente de arte, cultura e cidadania

Entidades Culturais Reunidas na contrução do Fórum

Criar um espaço de discussão, democratização do saber e de interlocução entre os diversos seguimentos que fazem à arte e a cultura no município de Marabá, foi à pauta da reunião que aconteceu na última sexta – feira 15 de janeiro, no auditório da FCCM – Fundação Casa da Cultura de Marabá, que reuniu a classe artística local e representantes governamentais da área, para discutirem sobre a criação do fórum permanente de cultura.

Com o objetivo de fortalecer as entidades culturais do município, o fórum que vem sendo idealizado e discutido desde o ano passado pela classe artística marabaense, tem como compromisso, contribuir para o desenvolvimento das linguagens artísticas e cultura local.

Segundo Antônio Botelho, um dos diretores do GAM – Galpão de Artes de Marabá, a criação do fórum, ira permitir que todo meio cultural marabaense, possa estar discutindo constantemente, que estratégias o setor deve seguir, e que mecanismos culturais a categoria deve utilizar para que no futuro não tão distante, a cultura marabaense possa estar mais desenvolvida.

 De acordo com Jairon Barbosa, representante da FCCM no fórum, é preciso que todos os artistas, produtores culturais e demais interessados pelo crescimento da cultura local, participem ativamente do fórum, pois o mesmo será uma ferramenta indispensável, para apresentação de políticas públicas culturais, que irá surgir de um coletivo artístico, dando assim maior respaldo para as ações e atividades propostas.

Durante a reunião a UFPA – Universidade Federal do Pará, por meio da sua divisão de arte e cultura, representada pelo professor Alixa dos Santos, apresentou como sugestão, uma proposta sistematizada para a criação do fórum, que consiste basicamente na utilização de duas plataformas organizacionais, sendo a primeira virtual e a segunda presencial.

A plataforma virtual irá propiciar, que através de fóruns de discussão criados na internet, a categoria possa estar se articulando e encaminhando a partir de um fio de discussão que é problematizado, discussões sobre temas de interesse do setor, que depois será aprofundado nos encontros presenciais.

Já a plataforma presencial será composta por grupos de trabalhos – GTs presenciais, organizados por eixos temáticos que comporão os grupos presenciais. Estes levarão à assembléia geral, depois de amplas discussões os resultados de cada GTs. Os eixos temáticos do fórum, serão elementos que desencadearam as primeiras construções do setor, com o objetivo de articular os interesses na luta pela arte e cultura cidadã, bem como para o fortalecimento da política pública municipal.

Segundo Marcio Holanda, representante da ARMA – Associação dos Artistas Plásticos de Marabá, a proposta apresentada pela UFPA, será analisada e amplamente discutida pela categoria, até a sua aprovação final. Marcio ainda ressalta, que todos os interessados em contribuir na construção do fórum, possam estar entrando em contato com a Casa da Cultura, pois a participação de todos é fundamental para o crescimento e preservação da cultura regional.

Dentre as entidades que estão participando das reuniões de criação do fórum estão a Fundação Casa da Cultura de Marabá, Galpão de Artes de Marabá, Galeria Vitória Barros, Instituto Cultural Osana Lopes, Boi Bumbá Flor do Campo, Secretaria Municipal de Cultura, Associação Indígena Porekrô, Associação dos Artistas Plásticos de Marabá, Secretaria Municipal de Turismo e Universidade Federal do Pará.

Ederson Oliveira/ASCOM

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: