Publicado por: gammaraba | janeiro 12, 2010

Ministério da Cultura Premia Produtora Cultural Marabaense

Deize Botelho ao lado do ministro da Cultura Juca Ferreira

Premiar personalidades que dedicaram sua vida, em prol de articular e fomentar a cultura em nosso país, foi o que o MINC – Ministério da Cultura, realizou na última semana, através da divulgação dos vencedores do Prêmio Tuxaua, que concedeu a 80 personalidades culturais de todo o Brasil, dentre elas a produtora cultural marabaense Deíze Botelho, melhor colocada da região Norte, premiação em reconhecimento pelos seus trabalhos prestados em prol do fortalecimento das atividades culturais em nossa região.      

O Prêmio Tuxaua, foi concedido por uma comissão avaliadora, composta por representantes do MINC e da sociedade civil, que levaram em conta para a seleção das personalidades, critérios como histórico de atuação do candidato junto ao programa cultura viva e o trabalho de interação realizado entre os pontos de cultura no país.

De acordo com Deíze Botelho, uma das diretoras do GAM – Galpão de Artes de Marabá, a premiação concedida pelo MINC, é reflexo de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela produtora cultural há anos no estado, através de inúmeros projetos e ações que tiveram como objetivo a promoção e a valorização da cultura regional.

Deíze ainda ressalta, que a premiação ira oportunizar a realização do projeto “Tuxaua Tecendo Redes Regionais” que terá como objetivo aproximar ainda mais as entidades, artistas, pontos de cultura e promotores culturais, oportunizando assim o fortalecimento da rede de articulação cultural em nossa região.      

Significado

O termo “Tuxaua” nome do prêmio, remete para algumas etnias indígenas, à figura do articulador e mobilizador da aldeia. Para o MINC entende-se por mobilização e articulação, as ações que reúnam representantes de diversos pontos de cultura, redes sociais e iniciativas de atividades que promovam o fortalecimento de laços e somem esforços na construção de objetivos comuns. São redes o conjunto ou segmento de ações sociais, culturais e artísticas que se reconheçam como afins e colaborem entre si.

ASCOM/ Ederson Oliveira   

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: