Publicado por: gammaraba | janeiro 12, 2010

GAM Realizara Intercâmbio cultural com Comunidade Indígena

Indios Xikrin se destacam na região pela beleza de seu artesanato e por manter suas tradições bem preservadas

O GAM – Galpão de Artes de Marabá e Associação Indígena Porekrô, com objetivo de ampliar a troca de conhecimentos, e fortalecer a rede dos pontos de cultura do estado do Pará, tiverem recentemente aprovado em Brasília, pelo MINC – Ministério da Cultura, projeto de bolsa de intercâmbio, que tem como objetivo, promover uma experiência de ação artística cultural entre as entidades, por meio da convivência direta entre seus representantes.

O Edital público aberto pelo governo federal, que selecionou 50 projetos em todo Brasil, tem como objetivo aproximar entidades que são pontos de cultura e que lutem pelo desenvolvimento cultural de suas regiões, através de ações de fomento e preservação da memória regional.      

Segundo Gilzane Magalhães, produtora cultural que foi selecionado como bolsista do projeto pelo GAM, a mesma irá repassar um pouco de seu conhecimento administrativo de quatro anos na área de gestão de projetos culturais aos indígenas, auxiliando assim a entidade na prestação de contas de suas atividades e gestão dos cursos e oficinas que serão oferecidos através do ponto de cultura.      

Já de acordo com Kaytuki Xikrin, indígena selecionado como bolsista no projeto pela associação Porekrô, o intercâmbio cultural, irá possibilitar que os artistas de Marabá, conheçam mais os  costumes e tradições do seu povo.

A bolsa de intercambio cultural, será oferecida pela Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, a mesma faz parte do programa cultura viva, que tem como objetivo, preserva e promover a diversidade cultural brasileira.  

ASCOM/ Ederson Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: