Publicado por: gammaraba | janeiro 12, 2010

Democratização da cultura através da internet

pagina principal portal das artes

Promover a democratização da informação, acessibilidade, transparência e uma maior comunicação institucional com a classe artística brasileira, é o objetivo do MINC – Ministério da Cultura, com o lançamento na última semana do “Portal das Artes”, veículo eletrônico de comunicação na internet, que irá inserir diversas linguagens artísticas na área da cultura digital.

O Portal das Artes, que será administrado pela FUNARTE – Fundação Nacional das Artes, autarquia do MINC, será uma ferramenta importante de inserção das artes brasileiras, dedicado à difusão, reflexão, preservação e registro da memória.

Segundo Antonio Botelho, um dos diretores do GAM – Galpão de Artes de Marabá, a iniciativa do ministério, em democratizar e tornar acessível a todos no país, informações relacionados à cultura,  e de suma importância, pois irá possibilitar que os artistas e grupos culturais que não estejam localizados nos grandes centros urbanos como Marabá, também tenham as mesmas oportunidades que os demais, participando assim das atividades, cursos, oficinas e principalmente de editais públicos de financiamento a cultura.

De acordo com Noé Von Atzingen, presidente da FCCM – Fundação Casa da Cultura de Marabá, a internet hoje é uma grande ferramenta de difusão do conhecimento, onde todos podem ter acesso a qualquer informação, independente da classe social e do local onde moram. Noé ainda ressalta, que entende que a internet, é uma ferramenta primordial para a difusão da cultura, tanto que a FCCM, já esta em fase final de conclusão do seu site na rede, onde irá disponibilizar informações sobre os setores da entidade e atividades desenvolvidas pela mesma.     

Segundo Ana Claudia Souza, Coordenadora do Portal das Artes “Como é próprio da web, o Portal das Artes estará sempre em construção, promovendo melhorias, adaptando, crescendo, evoluindo. Portanto, o texto do site pode sofrer acréscimos e alterações, à medida que o Portal for evoluindo. A idéia é que o Portal das Artes nunca estará pronto. Temos o desafio de torná-lo melhor a cada dia.”

O portal das artes, irá oferecer para o artista conteúdo gratuito, em diversas linguagens, como circo, teatro, dança, música, literatura, artes visuais, dentre outros, procurando sempre manter à interatividade, à colaboração do internauta, do artista, do apreciador das artes em geral, que queira interagir e contribuir com a Funarte.

Serviço: O portal das artes pode ser acessado através do site www.funarte.gov.br   

ASCOM/ Ederson Oliveira

Fonte: Funarte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: