Publicado por: gammaraba | novembro 9, 2009

Fórum Amazônico de Cultura Digital

DSC_0570-2

           O Galpão de Artes de Marabá – GAM/Ponto de Cultura participou durante a última semana de 04 a 06 de Novembro em Santarém, do I Fórum Amazônico de Cultura Digital e Encontro de Conhecimentos Livres, realizado pelo Pontão de Cultura Digital do Tapajós e que teve como objetivo a discussão de políticas públicas de Cultura Digital para Amazônia, bem como a capacitação dos profissionais da região.

           O evento reuniu representantes dos Pontos e Pontões de Cultura, Telecentros, Infocentros e Casa Brasil dos Estados de Roraima, Amapá, Amazonas e de várias partes do Pará que desenvolvem ações na área da cultura Digital. Durante o evento inúmeros oficinas e cursos foram realizados, dentre os quais destacaram-se as de Audiovisual, Metarreciclagem, Construção de Blogs, Artes gráficas, Rádio, dentre outros, que utilizaram como ferramentas principais os softwares livres.

DSC_0122-2

Oficina de Audiovisual se destacou no evento

              Durante o Fórum de Cultura Digital os representantes das entidades participantes do evento, elaboraram uma carta em conjunto com propostas para a implementação de uma política pública de incentivo às ações de cultura digital na Amazônia.

            De acordo com um trecho da carta que foi encaminhada para o Ministério da Cultura “A cultura digital maximiza os potenciais dos bens e serviços culturais, amplifica os valores que formam o nosso repertório comum e, portanto, a nossa cultura, e potencializam também a produção cultural, criando inclusive novas formas de arte.”       

DSC_0164-2

Inclusão Digital no Pontão Tapajós

      Segundo Gilzane Magalhães que representou o GAM no evento, encontros como este que tem como principal objetivo a troca de experiências e a discussão de políticas publicas voltadas para o estimulo a cultura e de fundamental importância para a sociedade, pois são através deles que a sociedade civil pode opinar e contribuir para o desenvolvimento cultural de sua realidade.

          Já segundo o Jornalista Éderson Oliveira que também esteve presente no evento, a capacitação profissional que foi realizada durante o encontro foi de fundamental importância, pois tudo que foi aprendido e repassado em Santarém na área da Cultura Digital será utilizado em Marabá nos projetos que o GAM vem desenvolvimento na área digital. Éderson ainda ressalta que mais informações sobre o encontro, podem ser obtidos através do site http://www.culturadigital.br .

Foto Ederson Oliveira

Por do Sol em Alter do Chão Santarem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: