Publicado por: gammaraba | novembro 4, 2009

Cultura Solidária Realizou Inúmeras Ações Culturais

Roda com artistas e colaboradores do GAM

Roda de Artistas

o I Fórum de Cultura Solidária da Região Carajás, desenvolveu  inúmeras atividades artísticas e culturais, nos bairros da Liberdade, São Felix e Cabelo Seco. O evento tem como objetivo abraça reflexões, ações e intervenções para celebrar a cultura e as linguagens artísticas como caminhos essenciais de transformação social e pessoal, motivando assim a criação de políticas públicas para a cultura e educação, cultivando uma Rede de Cultura Solidária para fomentar o processo de desenvolvimento cultural da Região Carajás.

Dentre as oficinas realizadas destacaram-se, a de Introdução a Fotografia – Diálogos Visuais por comunidades sustentáveis, foi a que mais se destacou, onde jovens da comunidade da liberdade, aprenderam passo a passo os processos técnicos e fotográficos da formação da imagem, desde a parte teórica que inclui discussões complementares sobre a importância da fotografia como documento, forma de registro e denúncia da realidade dos bairros em que os participantes vivem.

Atividade cultural na liberdade

De acordo com Rafael Marcos de 16 anos, “A oficina de fotografia artesanal despertou uma grande curiosidade em mim, pois eu nunca ia imaginar que podia fotografar com estas ferramentas artesanais que produzimos aqui. Às vezes eu me perguntava – como pode, funciona? Por isso eu estou participando do Fórum. Hoje estou aprendendo de ‘tudo mais um pouco’, até me tornar um profissional. Caso eu pudesse fazer uma propaganda sobre a oficina de fotografia eu diria: inscreva-se e conheça a magia artesanal de fotografia. Você iria gostar”.

Éderson Oliveira  

Deixe um comentário

Categorias

