Publicado por: gammaraba | julho 27, 2009

Fórum de Cultura Solidária da Região Carajás

 

 

O GAM ira realizar um grande cortejo cultural nas ruas de Maraba

O GAM ira realizar um grande cortejo cultural nas ruas de Maraba

 O Galpão de Artes deMarabá – GAM / Ponto de Cultura, teve na última semana mais um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura, que ira patrocinar com R$ 50 mil Reais, a realização do I Fórum de Cultura Solidária da Região Carajás, que será realizado simultaneamente nos municípios de Parauapebas, Eldorado dos Carajás e Marabá de 22 a 26 de setembro deste ano, tendo como objetivo geral Cultivar uma Rede de Cultura Solidária para fomentar o processo de desenvolvimento cultural regional.

Durante o evento “Rios de Encontro”: Fórum de Cultura Solidária da Região Carajás, acontecerão inúmeras atividades, como seminários em formato de Diálogos Públicos com a participação de convidados locais, nacionais e internacionais onde serão discutidos temas voltados a políticas públicas; protagonismo juvenil; cultura como recurso essencial de transformação sustentável; o papel dos Pontos de Cultura no fortalecimento de redes locais e mobilização cultural; as linguagens artísticas como recurso de formação e novo paradigma educacional para o Século XXI. Os Diálogos acontecerão em três municípios que atuam num Corredor Cultural na Região Carajás: Parauapebas, Eldorado dos Carajás e Marabá.

Na ocasião do evento aconteceram também Ações Culturais Solidárias nas Comunidades, que serão realizadas simultaneamente com o envolvimento aproximado de 50 artistas, arte educadores e lideranças comunitárias concluintes do Curso TransformAção: Formação Artística Pedagógica, que está sendo realizado no período de fevereiro a agosto/09, numa série de 06 módulos, ministrados pelo artista e arte educador Dan Baron (Pais de Galês), residente no Pontos de Cultura GAM por meio do Prêmio Funarte Interações Estéticas.

No Fórum também serão realizadas ações colaborativas de Pontos de Cultura conectados à rede regional fortalecendo um conjunto de ações inter-relacionadas: oficinas, apresentações culturais, instalações artísticas, contação de histórias em espaços comunitários, mostra de filmes, exposições com fotos, objetos, produção artística de projetos culturais locais em espaços de visitação pública, feiras de artesanatos locais e regionais. As ações serão realizadas em praças, centros e organizações comunitárias, ruas e escolas nas cidades de Marabá, Paraupebas e Eldorado dos Carajás.

O Ponto auge do evento será a realização do Encontro de Troca de Saberes “Abraço” entre artistas, mestres populares, educadores, arte-educadores, ativistas sociais e culturais, comunidades e produtores culturais; coordenado pela Rede Brasileira de Arteducadores – ABRA, Instituto Transformance e empresa Tallentus Amazônia. A ação será realizada em praça pública no dia de encerramento do evento, seguido de um Cortejo Cultural, que ira celebrar a diversidade cultural da região nas ruas de Marabá.    

 Participaram do evento, convidados de Pontos de Cultura, ABRA, IDEA, MINC, Instituto Transformance, Argonautas Ambientalistas da Amazônia, Fundação Tocaia e empresa Tallentus Amazonia. Além dos artistas, arte educadores, lideranças comunitárias vinculados ao projeto Rios de Encontro- residência artística no Ponto GAM, e comunidades da região.

O Projeto do GAM participou da seleção pública da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura (SCC/MinC), que recebeu centenas de projetos de todo país, onde foram selecionados as melhores e mais consistentes iniciativas, o edital foi lançado em abril deste ano, como mais uma iniciativa do Programa Cultura Viva, com a finalidade de incentivar a troca de saberes em seminários e oficinas, celebrações de festividades, mostras de poesia, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, circo, capoeira e música, além de apoiar a viabilização de espetáculos, feiras e exposições. 
Ederson Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: