Publicado por: gammaraba | julho 3, 2009

GAM CONQUISTA 360 MIL PARA CULTURA MARABAENSE

 

Parte da Equipe do GAM comemora aprovacao de projetos

  Parte da Equipe do GAM comemora aprovacao de projetos

A Cultura Marabaense mais uma vez esta em festa, conquistando ainda mais seu espaço a nível nacional, devido a dois projetos elaborado pela equipe do Galpão de Artes de Marabá – GAM, que foram aprovados na ultima semana e que trará para a nossa cidade o investimento de 360 mil reais para desenvolver ações que irão fortalecer a cultura da região.

Os projetos selecionados  premiarão as entidades com Títulos de Pontos de Cultura, selo de qualidade do Ministério da cultura, que tem como objetivo fortalecer e criar novos espaços para o incentivo e acesso à cultura através de repasses de recursos para instituições que atuem na produção artístico-cultural no Estado.

            Dos projetos selecionados, um será desenvolvido pelo próprio GAM que e o Projeto Rede Carajás de Cooperação Cultural, que tem como objetivo fortalecer e consolidar as ações colaborativas do Galpão de Artes de Marabá (GAM) em prol do desenvolvimento cultural regional, realizadas nos espaços de Galeria e Biblioteca de Artes, Núcleo de Formação e Aprimoramento Artístico, Atelier Comunitário, Infocentro, Célula de Produção Audiovisual e Espaço de discussões sobre políticas públicas de cultura, envolvendo iniciativas culturais do município e região.

Artistas e Instituicoes Culturais da regiao serao beneficiados com o novo projeto
Artistas e Instituicoes Culturais da regiao serao beneficiados com o novo projeto

            De acordo com Deíze Botelho uma das responsáveis pelo projeto à proposta amplia as relações de Cooperação Cultural junto às iniciativas que se tornaram Pontos de Cultura da Região Carajás conveniados com o Estado no ano de 2009, enquanto células empreendedoras. Deíze ainda ressalta que dos 60 projetos aprovados o do GAM ficou em segundo lugar, mostrando assim a forca da equipe que trabalha com elaboração de projetos na instituição.

Já o Projeto Aldeia Digital que será desenvolvido e administrado pela Associação Indígena Porekrô, que defende os interesses da Comunidade Xikrin do Katete,  tem como objetivo utilizar o audiovisual como instrumento de registro, preservação e difusão da cultura Xikrin para a sociedade. O mesmo pretende no período de três anos capacitar jovens e adultos da aldeia no manuseio das técnicas básicas dos equipamentos e no domínio da arte digital para o registro de suas atividades, bem como a sua cultura em geral.

De acordo com o Coordenador do Projeto Indígena o Jornalista Ederson Oliveira o mesmo possibilitará aos Xikrins, tornarem-se atores principais de sua realidade fortalecendo sua identidade e seu patrimônio material e imaterial, utilizando os recursos audiovisuais como instrumento para a valorização da identidade étnica e na conquista de seus direitos.

Ederson ainda ressalta que através do projeto será formado uma rede de troca e colaboração entre as sociedades indígenas, instituições governamentais e não-governamentais, Pontos de Cultura, comunidades e grupos culturais não-indígenas incentivando o intercâmbio cultural e ampliando o debate democrático para a constituição de uma cultura de paz entre os povos.    

O Edital do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, aprovou 60 projetos em todo estado que irão receber cada um a quantia de 180 mil reais durante os três anos de execução dos projetos. Dez projetos também ficarão como suplentes dentre eles o do Boi Bumba Flor do Campo também elaborado pelo GAM, que será convocado se algum projeto classificado deixar de entregar os documentos para assinatura do convênio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: