Publicado por: gammaraba | maio 27, 2009

Jornada de Comunicação em Marabá articula redes sociais no sul do Pará

Encerramewnto da Jornada de Oficinas de Comunicação ComunitáriaDurante oito dias o Galpão de Artes de Marabá em parceria com os Argonautas Ambientalistas da Amazônia, realizaram uma jornada de Comunicação Comunitária que envolveu cinco oficinas da área e que despertou o interresse de jovens, artistas, profissionais liberais, comunidade em geral, e pontos de cultura dos municípios de Marabá, Belém, Ananindeua e Santarém, bem como da participação de delegações de instituições culturais e sociais de Eldorado dos Carajás (Assentamento 17 de abril), Rondon do Pará e Nova Ipixuna.

As oficinas de Comunicação Comunitária reúniram cinco áreas afins: produção e edição de vídeo, montagem de rádioweb, criação e administração de blog em web 2.0, produção de material gráfico e metarreciclagem (recondicionamento de computadores usados).

Encerramewnto da Jornada de Oficinas de Comunicação Comunitária

Encerramewnto da Jornada de Oficinas de Comunicação Comunitária

De acordo com Nilton Silva, Gestor Institucional dos Argonautas Ambientalistas da Amazônia e que ministrou oficinas no evento, objetivo das oficinas foi capacitar jovens, colaboradores de pontos de cultura e de movimentos e organizações juvenis a produzir comunicação comunitária usando software livre.

Segundo Antonio Botelho diretor do GAM, os conteúdos produzidos pelos participantes das oficinas foram publicados no portal www.redejuvenil.com.br que serve como laboratório de experimentação e suporte para a publicação de áudios, vídeos, fotos e textos elaborados pelos participantes das oficinas. Botelho ainda ressalta que uma das metas da iniciativa é que as pessoas capacitadas continuem alimentando o portal com novos conteúdos, constituindo uma rede de comunicadores comunitários com ramificações em todas as regiões do Pará.

Durante as oficinas foram coletados depoimentos de jovens para o videodocumentário “Vozes Jovens da Amazônia” que será publicado no final de maio de 2009. Um dos objetivos desta ação é capacitar e estimular os jovens a fazer narrativas de vida usando a plataforma virtual do Museu da Pessoa (www.museudapessoa.net/facaparte/).

Ederson Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: